quarta-feira, 15 de junho de 2016

DORES ÓSSEAS - MIELOMA MÚLTIPLO

Você ouviu falar em MIELOMA MÚLTIPLO? Se a resposta é não, aproveite a leitura adiante e conheça mais sobre uma doença pouco conhecida da maioria dos médicos e que vem causando grande preocupação na comunidade que lida com a saúde, principalmente os hematologistas.

Não é nossa intenção tirar todas as dúvidas e nem apresentar respostas científicas sobre o assunto. A finalidade é apenas trazer ao seu conhecimento a existência da doença e, principalmente, os sintomas com suas consequências.

O que é Mieloma Múltiplo?
Em poucas palavras, e sendo bem direto, o Mieloma Múltiplo é um câncer da medula óssea.

Quais os sintomas?
Principalmente dores que podem ser confundidas com problemas de coluna; baixa no sistema imunológico; problemas renais; perda excessiva de peso; o cálcio dos ossos se perde para o sangue, o que causa lesões ósseas, principalmente na coluna vertebral, nas costelas, braços, pernas e pés.

Explicando simplificadamente:
A medula óssea, onde está a fábrica do sangue, perde a capacidade de produzir as células de defesa de forma normal, e passa a produzir em excesso uma proteína denominada de Proteína Monoclonal.

Como se faz a constatação?
Como se trata de uma doença do sangue, o paciente deve procurar o HEMATOLOGISTA, e realizar um exame denominado de Eletroforese - cujo resultado é em forma de um gráfico. Ali estará a presença ou não da proteína monoclonal. Se a proteína estiver presente, o médico poderá pedir ainda a confirmação através de um exame denominado de MIELOGRAMA.

CÂNCER DA MEDULA ÓSSEA - MIELOMA MÚLTIPLO.

Há, pelo menos, quatro tipos de Mieloma, o médico ao dar o diagnóstico e verificar os exames determinara o tipo, a fim de iniciar o tratamento.

Sendo um câncer, é incurável?
O Mieloma Múltiplo ainda não tem cura, mas segundo os médicos especialistas, é uma doença tratável e controlável. Como todo câncer, pode levar a morte, mas se não for tratado corretamente ou de forma tardia.

Como é o tratamento?
O tratamento é a base de quimioterapia. Existem várias drogas no mercado com excelentes resultados, mas os melhores ainda não estão autorizados para uso no Brasil. Normalmente a quimioterapia se estende de seis a oito ciclos. Cada ciclo demora um mês. Ao fim, a depender da situação do paciente, pode ser feito um transplante de medula.

Há vários vídeos no youtube onde você pode tirar mais dúvidas, inclusive usando a denominações técnicas e nomes científicos para cada fase da doenças.